Substitutos naturais do açúcar

14.11.15

Que o açúcar refinado faz muito mal, à partida todos sabemos: é um alimento sem valor nutritivo e que está associado a inúmeras doenças graves. Então como tornar as nossas sobremesas, cafés, leite e chás doces sem recorrer aos adoçantes que são artificiais e têm muitos efeitos colaterais?
Utilizando substitutos naturais do açúcar, e hoje, Dia Mundial da Diabetes, trazemos-te algumas possibilidades para adoçares. Estas foram as escolhidas  pois possuem baixo índice glicémico, o que é essencial para manter os níveis de açúcar estáveis.
                                                                                                      foto daqui


  • Stévia - é uma planta medicinal com elevado poder adoçante, adoça 300 vezes mais que o açúcar, e não tem calorias.
  • Xarope de Agáve - Extraído de um cacto, tem um poder adoçante 3 vezes superior ao açúcar.
  • Geleia de arroz - Resulta de germinação e fermentação enzimática do arroz, proporciona saciedade. Muito utilizada na culinária macrobiótica.
  • Geleia de Milho - Obtida a partir de processos enzimáticos do grão de milho, é um pouco mais forte em sabor que a geleia de arroz.
  • Xarope de Malte de Cevada - Resulta da germinação e fermentação da cevada, é de absorção lenta.
  • Tâmaras ou outro fruto seco ( figo, damasco, ameixa) - São excelentes para usar em pães, bolos, doces ... que levem açúcar e podem ser usadas na proporção de 1 para 1. Podes  fazer uma pasta e guardar. Atenção, as tâmaras brilhantes têm um banho de glicose, são de evitar.
  • Açucar de Coco - é muito nutritivo, tem eleveda quantidade de minerais e é  uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3, B6.
  • Canela - Ajuda a regular os picos de glicémia, é termogénico (ajuda  a queimar "gordurinhas"), fica ótimo no café ou chá.
  • Fruta Natural Madura - A fruta natural bem madura é um bom adoçante, nós gostamos de usar bananas para crepes e bolos, pêras para papas e maçãs para bolos.
Estes produtos encontram-se nas casas de produtos naturais nomeadamente no Celeiro.
Sabemos que  alteração de hábitos não é fácil, também para nós foi um processo difícil, mas com vontade e sabendo que é para o bem da nossa saúde e da nossa família vale a pena a mudança.
















You Might Also Like

0 comentários

Subscribe