Pão Saudável/Glúten

15.12.16

Está instalada a guerra ao glúten, contudo, pensamos ser pertinente tecer algumas considerações:
Efectivamente existem os celíacos, pessoas portadoras de doença celíaca, que  "é uma doença
autoimune que afeta o intestino delgado de pessoas com predisposição genética, caracterizando-se pela intolerância permanente ao glútenA doença celíaca geralmente surge na infância, entre o 1º e o 3º ano de vida, embora possa se manifestar em adultos. A única forma de tratamento é uma dieta isenta de glúten que deve ser seguida por toda a vida".
 Existem os sensíveis aos alimentos que têm na sua composição trigo, pois o grão de trigo, após tanta alteração genética para que o processo produtivo seja ao máximo rentabilizado, deixou de ser o grão natural, para passar a ser algo que o nosso organismo não reconhece como alimento, mas sim como uma toxina, reagindo de forma a combate-la. Existem grãos que apesar de terem glúten são excelentes para o organismo, como é o caso da espelta, do kamut, da cevada... Para a maioria basta ter o cuidado de evitar o consumo de alimentos cuja composição tenha trigo ou derivados do mesmo, claro que isto obriga à leitura dos rótulos dos alimentos processados. Melhor seria, não consumir processados.
 Para satisfazer as necessidades de todos e porque todos merecemos o melhor, aqui na Alcofa, criamos dois pães, um de espelta (com glúten) e outro sem gluten (com farinha de arroz e milho). Como dizemos, pão verdadeiro, pois na sua composição só existe farinhas; feijoca e sementes, no caso do pão de espelta; fermento fresco; água e sal, tudo amassado com muito boa energia.
Se mereces o melhor não te satisfaças com menos!
"Faz do teu alimento o teu remédio" 
 Pão de Feijoca e Espelta com Sementes
Pão sem Glúten

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe