Longevidade/Envelhecimento Saudável

15.1.17

O elixir da longevidade tem sido alvo de busca constante. Todos desejamos viver mais. Para nós, viver mais não chega, queremos mais e melhor. Melhor qualidade de vida, e isso implica capacidade cognitiva, física e emocional em equilíbrio.
E como conseguir?!
Mantendo as AGE (toxinas de envelhecimento) bem longe, pois "julga-se que aceleram o processo de envelhecimento cruzando proteínas, causando rigidez dos tecidos, stress oxidativo e inflamação. Este processo poderá desempenhar um papel na formação de cataratas e na degeneração macular do olho, bem como em danos dos ossos, coração, rins e fígado. também poderão ter impacto no cérebro, parecendo que aceleram o encolhimento lento do cérebro à medida que envelhecemos e suprimindo as nossa defesas de sirtuínas". in Como Não Morrer de Dr. Michael Greger
 E o que são sirtuínas? São enzimas, estudos recentes mostram que estão associadas ao envelhecimento saudável, a tal ponto que a industria farmacêutica está a tentar criar medicamentos que aumentem a actividade destas. A nós compete-nos prevenir a diminuição das mesmas e isso consegue-se com:
Alimentação - para além do fumo, as maiores fontes são "a carne e produtos derivados da carne" expostos a métodos de cozedura de calor seco. As AGE formam-se primariamente quando alimentos ricos em gordura e proteína são expostas a temperaturas altas.
Foram testados mais de 500 alimentos. Em geral, carnes, queijo e alimentos processados tinham o conteúdo de AGE mais elevado, enquanto cereais, leguminosas, pão, vegetais e fruta tinham mais baixos.
Exercício - Movimentar o corpo de forma consciente, é muito mais que exercitar os músculos ou as articulações. Com movimento consciente, permitimos que a energia subtil flua e bloqueios energéticos se diluam. A nossa essência é energia, o físico é só a forma.
Respiração - A respiração, tão monesprezada, é a base da vida. Podemos estar sem beber, sem comer durante horas ou dias, mas não podemos deixar de respirar. Quando nascemos ( a natureza sabe o que faz) temos uma respiração completa (respiração basal) à medida que crescemos, passamos a respiração superior, tão superior que algumas pessoas parecem respirar para as clavículas. É essencial reaprender a respirar.
Adoramos e aconselhamos vivamente a prática de yoga, para movimento consciente e treino eficiente da respiração, assim como a adopção de uma alimentação de base vegetariana, rica em leguminosas, cereais integrais, sementes, oleaginosas e fruta.
Se podemos Ser em grande, porquê ficarmos com menos?

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe