Superalimentos: o quê, porquê, quando

28.2.18



Após termos iniciado a comercialização dos superalimentos a granel na Alcofa Bio, surgiram muitas questões por parte dos nossos clientes relativamente a estes alimentos, que consideramos necessário clarificar .
 "Superalimento é um termo utilizado para descrever alimentos de alto teor em fitonutrientes com elevados benefícios para a saúde.
Estes alimentos são: naturais, inteiros, contêm altos teores de vitaminas, de minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais e antioxidantes.
A natureza é prodigiosa e presenteou-nos com imensos superalimentos. Hoje iremos falar de alguns comercializados pela Alcofa Bio:


                                                                                                                               

Clorela - É uma alga. A maior fonte de clorofila do planeta, transporta oxigénio para as nossas células, alcaniliza e purifica sendo assim indicada para desintoxicação do organismo, purificação do fígado, combate de anemia, reduzir o nível de mau colesterol, fortalece o sistema imunitário...

Spirulina- É uma alga. Contém todos os aminoácidos essenciais, importante na reparação dos tecido; é rica em vitaminas B1,B2,B3,B6,B9 actuando ao nível do sistema nervoso; rica em ácidos gordos essenciais, que são importantes para aumento da concentração e memória...

Maca - É uma raiz, rica em vitaminas do complexo B, C e E; em alcaloides que equilibram o sistema endócrino e estabilizam os níveis hormonais  e em esteróis vegetais, os responsáveis pelos efeitos afrodisíacos. Sendo assim indicada em situações de fadiga crónica, menopausa, e disfunção sexual.

Proteína de Canhâmo -  Proteína de elevada qualidade e altamente digestível, fonte de ácido glutâmico que ajuda a lidar com o stress psicológico.

Cacau Cru - mais popular que os anteriores, mas provavelmente também um estranho relativamente aos benefícios. É uma das maiores fontes de magnésio, rico em: ferro (promove o transporte de oxigénio no sangue); chromium (ajuda à saúde do pâncreas e à regulação do açúcar no sangue); antioxidantes (estabilizam os radicais livres, aqueles que levam ao envelhecimento precoce); neurotransmissores químicos  do cérebro ( Facilitam o rejuvenescimento global, influenciam o humor e diminuem o stress)

Lucuma - Fruto de sabor doce, altamente valorizado nos países da América do Sul, rico em vitamina B3 e A, antioxidantes, minerais (ferro) e hidratos de carbono de assimilação lenta. Indicado para o cérebro, coração, anemia e combate aos radicais livres.

Muitos outros superalimentos merecem publicação. Contudo, nenhum substitui uma alimentação equilibrada e exercício físico, pelo contrário, deverão fazer parte integrante de um estilo de vida saudável. 

O seu consumo, para maior aproveitamento da riqueza nutricional deverá ser em cru ( sem temperatura). Como assim?! existem diversas possibilidades: shot com água; smothie; gelado crudivoro; misturado na sopa... Se não puderes/quiseres cru, tenta cozinhar a baixa temperatura.

Faz da tua despensa a tua farmácia. 
Estamos cá e lá(no Mercado do Produtor às sextas e sábados) para te ajudar.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe